sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Saiba mais sobre a menstruação

 Primeira Menstruação, ficou Mocinha e agora?  Não existe dia nem hora marcada,  para uma menina se transformar em mulher. Esse processo acontece aos poucos, mas nem por isso deixa de ser brusco e complicado e a companhia da mãe é o alento fundamental. Saiba como agir nesse momento tão especial.Basta a menstruação chegar e todo mundo quer que a menina se comporte como “mocinha”. É um traço cultural de nossa sociedade que acaba pressionando a criança a mudar de repente seu modo de agir.

A privacidade é um sinal típico da adolescência e faz parte da formação da identidade. A vergonha e os medos associados à exposição de um assunto tão íntimo também contam para a menina se retrair.
O que fazer nesse período, além de respeitar os momentos em que sua filha quiser ficar mais reservada, é importante que você se mostre aberta para conversar com ela, sem tabus, sobre o que está acontecendo com seu corpo. Vá com ela ao supermercado, compre absorvente, mostre que não tem nada demais nisso.

Primeira menstruação, descoberta do próprio corpo

Mais do que as palavras, o jeito de falar da mãe é importante. A primeira menstruação é algo que deve ser até festejado, como uma coisa boa e saudável. O Interesse sexual, também é uma mudança de comportamento que vem acontecendo desde o início da adolescência, mas que fica mais clara com a avalanche hormonal típica do período.
Por mais difícil que seja para você, é muito melhor conversar sobre isso do que deixar pra lá e fingir que nada está acontecendo. Aproveite e explique que a menstruação é um sinal de que o corpo já está preparado para uma gravidez e que, embora pareça muito cedo para pensar nisso, é importante que ela saiba que seus interesses vão mudar daqui para frente.

Nós, mulheres, crescemos ouvindo coisas horríveis sobre nosso período menstrual, né? Necessariamente associamos a coisas ruins, sensação de desconforto, sujeira e outras coisas. Então, minha amiga, hoje vamos falar sobre isso e tentar construir um diálogo sobre esse tabu e escolhas a respeito dele, e é aí que o coletor entra.
 Menstruação não é nada mais nada menos do que uma camada de uma membrana chamada endométrio no nosso útero. Quando não há fecundação e estimulação hormonal, essa camada vai embora, ou seja, os pequenos vasos ali e parte das células descamam. Não quero usar termos técnicos, então resumindo, voEsse sangramento faz parte do seu corpo. Não é algo sujo, não é algo imoral, não é uma praga. É seu corpo respondendo mensalmente que está tudo bem e que você é uma mulher normal, ok? Claro, não vou entrar em detalhes de problemas fisiológicos ou patológicos, mas a regra é válida pra enorme maioria.você sangra pra renovar essa camada.Dito isso, preciso argumentar quanto ao odor da menstruação, afinal, é uma das coisas que mais nos incomoda. O sangue fica com mal cheiro porque ele sai do nosso corpo, entra em contato com ar, inicia o processo de coagulação, mas até aí, é um odor normal de sangue. A coisa piora, minha querida, quando ele entra em contato com um absorvente cheio de substâncias e com um perfuminho fedidíssimo e ainda fica ali, em contato com sua pele, friccionando, numa temperatura morna e praticamente fazendo a festa pra bactérias se não trocarmos com frequência.

Orientação sexual

Muitas meninas, pensam que o chamado absorvente diário deve ser usado todos os dias, mas não é verdade. Todo absorvente é um plástico e aumenta a umidade da região genital.
Técnicamente, a menstruação significa que o corpo da menina já está maduro o suficiente para uma gestação. Os hormônios estão a todo vapor, a ovulação já é uma realidade e o útero se mostra preparado.
A menina de hoje precisa de orientação sexual cada vez mais cedo. Por isso, levá-Ia para conversar com um ginecologista é essencial, já que ele poderá dar informações precisas e adequadas para ela. É importante ter uma orientação médica para o início da vida sexual para que as meninas não busquem informações em lugares como revistas e internet, que não necessariamente falam o que ela precisa saber.Assim que ocorre a primeira menstruação, é importante que a mãe leve a menina ao ginecologista. Veja o que será tratado na primeira consulta com esse profissional:

Alimentos que te ajudam a espantar os sintomas da TPM

 Magnésio: Este mineral tem função complementar às funções do cálcio, podendo diminuir dores na intensidade de contração dos músculos, que provoca as cólicas.entre outros alimentos verdes.

espero que tenham gostado desse post bjus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário